Metabolismo da Glicose

A energia é necessária para o funcionamento normal dos órgãos do corpo. Muitos tecidos também podem utilizar gordura ou proteína como fonte de energia, mas outros, tais como células do cérebro e glóbulos vermelhos só podem utilizar glicose.

A glicose é armazenada no corpo como glicogênio. O fígado é um importante local de armazenagem de glicogênio. O glicogênio é mobilizado e convertido em glicose por gliconeogênese quando a concentração de glicose sanguínea é baixa. A glicose também pode ser produzida de precursores não carboidratos, tais como piruvato, aminoácidos e glicerol, por gliconeogênese. É a gliconeogênese que mantém as concentrações de glicose sanguínea, por exemplo, durante inanição e exercício intenso.

O pâncreas endócrino

O pâncreas tem funções endócrina e exócrina. O tecido endócrino é agrupado nas ilhotas de Langerhans e consiste de quatro tipos de células diferentes, cada uma com sua própria função. As células alfa produzem glucágon. As células betas produzem proinsulina. A proinsulina é a forma inativa da insulina que é convertida em insulina na circulação. As células delta produzem somatostatina. As células F ou PP produzem polipeptídeo pancreático.

Regulação da secreção de insulina

A secreção de insulina é aumentada pelas elevadas concentrações de glicose sanguínea, hormônios gastrintestinais e estimulação Beta adrenérgica. A secreção de insulina é inibida pelas catecolaminas e somatostatina.

O papel da insulina e do glucágon no metabolismo da glicose

A insulina e o glucágon trabalham sinergicamente para manter as concentrações de glicose sanguínea normais.

Insulina: Uma elevada concentração de glicose sanguínea resulta na secreção de insulina: a glicose é transportada nas células do corpo. A absorção de glicose pelo fígado, rim e células do cérebro é por difusão e não requer insulina. Clique na imagem reduzida para detalhes do efeito da insulina:

Efeitos da insulina

Glucágon: Os efeitos do glucágon são opostos àqueles da insulina. Clique na imagem reduzida para detalhes do efeito do glucágon:

Effects of glucagon

Metabolismo da glicose em cães e gatos

A fonte de energia celular mais importante é a glicose