Diabetes mellitus Canino e Felino

Diabetes mellitus é uma doença endócrina comum de cães e gatos. O diabetes é causado por uma deficiência relativa ou absoluta de insulina.

Consequências da deficiência de insulina

  • Glicose não pode ser transportada da corrente sanguínea para as células
  • Resultados da hiperglicemia extracelular e hipoglicemia intracelular pacientes diabéticos estão sempre famintos
  • O limiar renal de glicose é excedido causando diurese osmótica (poliúria e polidipsia são observadas)

Para mais detalhes consulte metabolismo da glicose e patofisiologia do diabetes mellitus.

Controle do diabetes canino e felino

O diabetes canino e felino pode ser controlado com sucesso e facilmente com o diagnóstico e tratamento corretos, que inclui terapia com insulina.

Os proprietários de animais de estimação têm um papel decisivo no controle bem sucedido de seus animais de estimação diabéticos. A educação do cliente e a boa comunicação entre o veterinário e os proprietários de animais de estimação são fundamentais. Sua atitude em relação ao diabetes determinará grandemente a motivação e obediência dos proprietários de animais de estimação com o tratamento.

Prognóstico

O prognóstico do diabetes canino ou felino é bom desde que seja diagnosticado cedo e tratado adequadamente. A maioria das formas da doença pode ser tratada com sucesso com injeções de insulina acompanhadas de ajustes na dieta e estilo de vida.

Diabetes mellitus em cães e gatos

O diabetes normalmente pode ser tratado com sucesso com injeções de insulina acompanhadas por ajustes na dieta e estilo de vida