Diagnóstico do Diabetes Felino - Exames Laboratoriais

Concentrações de Glicose no Sangue e Urina

Os valores de referência de glicose no sangue para gatos são apresentados abaixo. Lembre-se que os valores de referência diferem de laboratório para laboratório. É importante utilizar os valores de referência do seu laboratório ao interpretar os resultados.

Referência de glicose no sangue em gatos não diabéticos*
mmol/L mg/dL
2.6 - 8.4 46.8 - 151.3

* Química clínica. In Kirk's Current Veterinary Therapy XIII Small Animal Practice. Bonagura J ed. Saunders, Philadelphia, 2000. p. 1215

O limiar renal é cerca de 14 mmol/L (252 mg/dL) em gatos. Se a concentração de glicose no sangue exceder este limiar, a glicose é excretada na urina.

Glicose no sangue e glicosúria persistentemente elevadas são indicativos de Diabetes mellitus.

Frutosamina e hemoglobina glicosilada

Hiperglicemia transitória pode ocorrer em gatos em situações de estresse, tais como amostragem de sangue, obstrução uretral, etc. As concentrações de frutosamina no sangue estão correlacionadas com a concentração média de glicose no sangue durante 1-2 semanas anteriores, enquanto as concentrações de hemoglobina glicosilada refletem as concentrações médias de glicose no sangue durante um período mais longo. A medição da frutosamina é, portanto, uma ferramenta valiosa no diagnóstico e monitoramento do diabetes mellitus em gatos. A hemoglobina glicosilada é medida menos frequentemente.

Leia mais sobre frutosamina a hemoglobina glicosilada.

Exames laboratoriais de diabetes em gatos

Exames de laboratório utilizados para confirmar o diagnóstico de diabetes felino