Curvas Parciais de Glicose

Uma alternativa para uma curva glicêmica é uma curva parcial de glicose.

Um número limitado de amostras de sangue em diferentes horários durante o dia.

A primeira amostra de sangue normalmente é colhida logo pela manhã, antes da injeção de insulina. A segunda amostra de sangue normalmente é colhida para coincidir com o nadir esperado da glicose sanguínea, geralmente (mas nem sempre) entre 6 e 10 horas após a injeção em cães e 3 - 6 horas após a injeção em gatos. Lembre-se que o nadir pode variar consideravelmente e não é um ponto fixo. Se o animal for injetado duas vezes ao dia, a amostragem de sangue deve ser feita após cada refeição. O horário da injeção e cada amostra de sangue devem ser registrados de maneira cuidadosa e precisa.

"Normalmente é impossível diferenciar o efeito Somogyi do rápido metabolismo ou resistência à insulina utilizando apenas algumas amostras de sangue. Para isto, geralmente tem que ser feito uma curva seriada de glicose"

Se for detectada leve hipoglicemia ou hiperglicemia, mas todos os outros parâmetros sugerem melhora e não sugerem instabilidade (urina, apetite, absorção de água, condição geral), a taxa da dose provavelmente não necessita ser ajustada. Para se ter certeza, os testes podem ser repetidos no dia seguinte. Se os resultados confirmarem que há razão para preocupação, deve-se fazer uma curva glicêmica antes da dose de insulina ser ajustada.

 Curvas Parciais de Glicose