Nutrição

A dieta deve fornecer todas as necessidades nutricionais do animal e deve minimizar as flutuações pós-prandiais da glicose no sangue.

Dietas para cães e gatos diabéticos

A dieta deve ser consistente no dia a dia para evitar mudanças nas necessidades de insulina. De maneira ideal, a dieta para um animal de estimação diabético deve suprir mais de 40% das calorias dos carboidratos e menos de 25% das calorias da gordura. Uma fonte de proteína de alta qualidade, altamente digestível (ex. frango, cordeiro, etc.) é preferível à proteína de fontes de cereais (ração de feijão de soja, ração de glúten de milho). O valor calorífico deve manter ou alcançar o peso corporal ideal. Uma rotina para dieta e alimentação deve ser escolhida de forma que seja adequada ao proprietário e seu animal de estimação diabético.

Água de beber limpa deve estar disponível o tempo todo. Uma redução no consumo excessivo de água indica o controle bem sucedido do diabetes mellitus.

Importância de um peso corporal ideal

Em cães e gatos que estão acima ou abaixo do peso, é desejável que o peso corporal ideal seja alcançado por ganho ou perda de peso gradual.

Em animais que estão abaixo do peso deve-se evitar dietas muito densas de caloria, especialmente aquelas que tenham alto teor de carboidratos solúveis.

A obesidade contribui para a resistência à insulina. Cães e gatos acima do peso devem perder peso de maneira gradual e controlada. A perda de peso em animais obesos reduz a necessidade de insulina. Dietas desenhadas para promover perda de peso são dietas de alto teor de fibra e são adequadas para alimentar animais de estimação diabéticos.

Mais informações

Consulte Alimentando Cães Diabéticos and Alimentando Gatos Diabéticos para informações específicas da espécie.

As seguintes companhias de alimentos para animais de estimação produzem dietas balanceadas formuladas para cães e gatos diabéticos. Para mais informações clique no nome de cada companhia para visitar seu website:

Alimentando gatos e cães com diabetes

A dieta é extremamente importante para o controle bem sucedido do diabetes mellitus.