Efeito Somogyi
(Hiperglicemia de Rebote)

Uma dose de insulina que seja demasiadamente alta pode provocar o efeito Somogyi ou hiperglicemia de rebote. Isto também pode ser produzido se as concentrações de glicose sanguínea caírem muito rapidamente. O momento que o efeito Somogyi é desencadeado é muito individual - é uma resposta que salva vidas.

O corpo tenta neutralizar o declínio nas concentrações de glicose sanguínea através de uma cadeia de reações:

  • A concentração de glicose sanguínea cai rapidamente ou se aproxima de hipoglicemia (concentrações de glicose sanguínea menor de 5 mmol/L (90 mg/dL)) após a injeção de insulina. O animal fica faminto e inquieto ou letárgico.
  • Em resposta ao declínio da concentração de glicose sanguínea no SNC, são liberadas adrenalina e subsequentemente cortisol, glucágon e hormônio do crescimento.
  • Estes hormônios promovem um aumento na concentração de glicose sanguínea (através de gliconeogênese, liberação de glicose do glicogênio hepático e maior resistência periférica à insulina).
  • A hiperglicemia resultante produz poliúria e polidipsia. Isto pode ser facilmente interpretado como resultado de uma dose inadequada de insulina.

Se a poliúria matutina é tida como o resultado de uma dose insuficiente de insulina e uma maior dose é administrada, o problema se agravará. Um efeito Somogyi até mais pronunciado se seguirá. Eventualmente, os mecanismos de contra regulação se exaurem resultando em hipoglicemia grave. Hiperglicemia devido ao efeito Somogyi pode, às vezes, persistir por até 3 dias após um único episódio hipoglicêmico. Como resultado as concentrações de glicose sanguínea nem sempre se normalizam dentro de poucos dias após a redução da dose de insulina.

Se houver suspeita de efeito Somogyi, uma abordagem alternativa é diminuir a dose em 20% e observar com atenção os sinais clínicos. Se os sinais de poliúria ou polidipsia piorarem alguns dias após o ajuste da dose, é improvável que o efeito Somogyi seja a causa dos problemas de regulação.

Inversamente, se a poliúria e polidipsia desaparecerem em alguns dias, é provável que o efeito Somogyi seja a causa.

Diagnóstico
Uma curva glicêmica é a única ferramenta diagnóstica que pode ser utilizada para detectar o efeito Somogyi.

Qualquer uma das seguintes curvas glicêmicas indica o efeito Somogyi:

  • Hipoglicemia (nadir baixo) seguida por hiperglicemia de rebote.
  • Uma redução rápida na glicemia com um nadir adequado seguido por hiperglicemia de rebote.

Veja os dois gráficos seguintes para exemplos de curvas glicêmicas em caso de hiperglicemia de rebote. A insulina foi injetada no momento 0 horas.

Curvas glicêmicas

Glicose sanguínea medida em mmol/L

Glicose sanguínea medida em mmol/L
Clique no ícone para a imagem completa:

Glicose sanguínea medida em mg/dL

Glicose sanguínea medida em mg/dL
Clique no ícone para a imagem completa:

Consulte curvas glicêmicas para detalhes ao traçar uma curva de glicose.

Efeito Somogyi