Cálculo da Dose Inicial de Insulina
A dose de Caninsulin® e o intervalo entre as injeções devem ser customizados para atender, individualmente, cada cão diabético.
Hipoglicemia
Hipoglicemia é a principal preocupação. Para ajudar a evitar a hipoglicemia:
- O peso corporal do cão deve ser arredondado para baixo para o quilograma inteiro mais próximo
- A dose calculada de insulina arredondada para baixo para a meia unidade ou unidade inteira mais próxima
Isto ajuda a evitar superdose especialmente durante a estabilização inicial.
Início da dose de insulina para cães
Em cães diabéticos a dose de Caninsulin® deve ser administrada uma vez ao dia ou duas vezes ao dia.
Após o cálculo da dose inicial de insulina, ajustes subsequentes podem ser necessários para estabelecer a dose de manutenção.
Administração uma vez ao dia
A dose inicial é de 0,5UI/kg por dia.
Posteriormente, devem ser realizados ajustes na dose com o objetivo de estabelecer a dose de manutenção aumentando ou diminuindo a dose diária, aproximadamente em 10% em cada ajuste, de acordo com os sinais clínicos de Diabetes mellitus e curva glicêmica. Normalmente os ajustes de dose não devem ser realizados com uma frequência maior que a cada 3 – 7 dias.
Administração duas vezes ao dia
Em alguns cães, a duração da ação da insulina pode exigir tratamento para ser administrado duas vezes ao dia. Nestes casos, a dose por injeção deve ser reduzida em 25% e aplicada duas vezes ao dia. Por exemplo, um cão de 10 Kg que recebe uma dose de 5 UI uma vez ao dia deverá receber 3 UI duas vezes ao dia no início, correspondendo a uma dose total diária de 6 UI, e as doses devem ser administradas com um intervalo de 12 horas. Se for necessária a realização de ajustes adicionais, a dose deverá ser ajustada progressivamente conforme a explicação acima.
Para conseguir alcançar um equilíbrio entre a glicose no sangue e o efeito da insulina, o tratamento deve ser sincronizado ao fornecimento da ração diária dividido em duas refeições. A composição e quantidade de alimento consumido diariamente devem ser constantes. Em cães tratados uma vez ao dia, a segunda alimentação deve ser administrada quando o pico de insulina ocorrer. Em cães tratados duas vezes ao dia, a refeição diária deve ser no mesmo momento que a aplicação de CANINSULIN® 40 U.I./mL. As refeições deverão ocorrer no mesmo horário todos os dias.
Dose
Concentração de glicose sanguínea | Dose inicial de insulina |
---|---|
<20mmol/l (360mg/dL) | 0.25UI/kg |
>20mmol/l (360mg/dL) | 0.5UI/kg |