Alimentando Cães Diabéticos
O objetivo da alteração dietética é melhorar o controle da glicose sanguínea. Isto significa reduzir a hiperglicemia pós-prandial e o controle do horário das refeições e injeções de insulina para obter controle glicêmico ideal.
Tipo da Dieta
Cães diabéticos devem ser alimentados com uma dieta rica em carboidratos complexos e que contenha quantidade adequada de fibra.
- Carboidratos complexos aumentam o tempo de trânsito gastrintestinal.
- Fibra retarda o esvaziamento gástrico e a absorção intestinal.
- Glicose é liberada vagarosamente na corrente sanguínea.
- O pico da glicose pós-prandial é nivelada, o que pode permitir que a dose de insulina seja reduzida.
Dietas de ‘prescrição’ comerciais para cães diabéticos estão disponíveis. Dietas de prescrição asseguram teor de caloria consistente e a plenitude nutricional.
Cães diabéticos podem ser estabilizados usando sua dieta normal (feita em casa ou dieta comercial de supermercado). A forma seca é preferível porque o teor de fibra normalmente é maior do que nos alimentos úmidos. Ao alimentar com dietas feitas em casa, a composição da dieta deve ser consistente no dia a dia para evitar flutuações desnecessárias nas necessidades de insulina.
Controle do horário das refeições
1. Cães com insulina uma vez ao dia
- A primeira refeição (ex. 25-30% da ração diária) é fornecida antes da injeção de insulina da manhã. Isto permite que o proprietário veja se o cão está se sentindo bem e comendo normalmente antes da insulina ser administrada.
- A segunda refeição (o restante da ração diária) normalmente é fornecida cerca de 6-8 horas mais tarde.
2. Cães com insulina duas vezes ao dia
- A primeira refeição (50% da porção diária) é fornecida antes da injeção de insulina da manhã. Isto permite que o proprietário veja se o cão está se sentindo bem e comendo normalmente antes da insulina ser administrada.
- A segunda refeição (50% da porção diária) normalmente é fornecida 12 horas mais tarde, antes da injeção de insulina da noite.